terça-feira, 15 de maio de 2012

Corsages para as madrinhas

O acessório é um mimo que você pode distribuir entre as madrinhas e mães dos noivos. Até as daminhas podem usar a flor presa ao pulso! Delicada que só, a corsage destaca as pessoas queridas dos demais convidados, uma graça mesmo.
Dúvidas:
1- a flor tem que ser de verdade? ou pode ser de outro material?
A corsage pode usar flores naturais ou artificiais. No caso das artificiais cuidado apenas para não comprar arranjos muito falsos. O príncipio do acessório é ser muito delicado. Você pode confeccionar flores de tecido também. Ficam lindas e a lembrança ficará para sempre! 

2- tem que ser igual da lapela dos padrinhos?
É de bom tom que a corsage combine com boutonniere ou flor de lapela. Fica mais alinhado no altar, compõe melhor no conjunto.

3- tem que combinar com o buquet? com a decoração?
Na verdade, nem o buquê precisa combinar com a decoração. É interessante quando segue o mesmo estilo, mas não há uma obrigatoriedade sobre isso. Acho bacana seguir a mesma linguagem, buquê, boutonnierre e decoração, mas não precisam ser iguais, ok.



Outros pontos sobre a corsage:

4- Qual o tamanho adequado para o acessório?
É preciso lembrar que delicadeza anda de mãos dadas com a palavra corsage, por isso, nada de colocar verdadeiros buquês no braço. O tamanho ideal é de algo que preso ao pulso fique bonito e discreto. Afinal ninguém quer ver um acessório disputando a atenção com o buquê da noiva, não é mesmo?

5- Onde encomendar minhas corsages?
Você pode conversar com o mesmo fornecedor que irá preparar as flores de lapela. Normalmente quem prepara o buquê tem experiência em criar este mimo.

6- Como prender a corsage no pulso da madrinha?
A corsage deve ser presa com uma fita que pode ser de cetim, organza, gorgurão etc...

fonte: http://www.parafalardecasamento.com/



Você vai precisar de:
  • tecido - chiffon e tule (a quantidade do tecido vai variar de acordo com o quantidade e tamanho de suas flores, bem como a espessura do tecido)
  • lápis
  • miçangas de vidrilhos (ou qualquer outro tipo, pode ser até botões)  
  • papel para fazer molde da flor
  • tesoura
  • alfinetes
  • linha e agulha
  • grampo de cabelo (ou alfinete, velcro, depende de onde você vai querer aplicar a flor) 
A primeira coisa a ser feita é desenhar a mão livre mesmo, um molde da pétala da flor igual ao da foto, depois cortar e usá-la como molde pra desenhar o restante da flor. O molde da pétala é importante pra que você consiga criar um padrão uniforme no molde da flor por inteiro. Feito isso, só recortar o molde da flor... 
Pegue seu tecido e dobre-o em um quadrado um pouco maior do que o padrão da flor. Tome cuidado em querer fazer muitas dobras no tecido, pois como o tecido não fica firme, a tesoura pode escapar na hora de cortar e as flores podem não sair no mesmo padrão. (O ideal é dobrar o tecido uma vez e repetir esse processo até você conseguir as camadas suficientes para fazer uma flor cheia. Vale lembrar que o número de camadas varia de acordo com seu gosto. Lembre-se também que você vai fazer esse processo com os dois tipo de tecido que você tem!) Feito isso, é só cortar  os tecidos no molde...

Depois que você cortar as flores no molde, você vai começar o processo de montagem da sua flor,  comece alternando os tipos de tecido e as pétalas, conforme a foto abaixo. Use uma agulha e linha para fixá-las juntas com um nózinho bem no meio .

Depois que todas estiverem presas pelo meio, passe os vidrilhos em uma linha e comece costurá-los no meio da flor, como se estivessem "bordando" para se fazer o miolo. Dessa forma, é possível conseguir o efeito e o volume de de uma flor de verdade...
.Você pode enfeitar e bordar o miolo de sua flor, com o que você quiser ou tiver em mãos. Em vêz dos vidrilhos, podem ser usados, botões, pérolas, o que tiver...
Finalmente use sua flor como quiser, costure em um grampo de cabelo, num alfinete ou velcro e use sua imaginação para aplicá-la onde achar melhor (detalhe para o cabelo, um cinto, bolsa, embalagem de presente, laços...    
É ou não é um detalhe que pode fazer toda diferença??? 

Fonte: http://www.anoivadavez.com

Eu vi esse passo a passo para fazer um enfeite para cabelo (headband), mas ele pode ser facilmente adaptado para corsages para as madrinhas. Eu, pessoalmente, faria flores de 2 tamanhos, botaria as maiores por baixo e as menores por cima para fazer ainda mais volume no corsage. O que vocês acham da idéia?
Fonte: Rock my wedding

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Que lindas essas flores, vou tentar!!
    Já conhece o "Desvendando Casamento"?
    O blog está bem no comecinho..
    Se gostar, segue lá e curte a pagina no face.
    www.desvendandocasamento.com.br

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee...é eu também irei tentar :)
      Amei seu blog! O meu também ta no começo. Bjs

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog seguindo já!!!
    noivinhasantenadas.blogspot.com

    ResponderExcluir